As mulheres da minha vida

Não é novidade que somos produtos dos discursos que nos antecedem. Nossas mães, avós e amigas são parte essencial da nossa personalidade e lembramo-nos disso todas as vezes em que nos deparamos com comportamentos diferentes do padrão que nos foi ensinado. Entretanto, a vivência feminina acolhe outros modelos além da família; a mídia (tudo o que comunica) tem um papel fortísssimo e nem sempre é horrível. Hoje tiro um tempo para lembrar os modelos de feminino qe me inspiraram e que, acredito, de um modo ou outro, fazem parte de mim:

1. Jessica Rabbit

A sensualidade e a voz macia da Jesssica me cativaram entre os 11 e 12 anos, quando eu estava começando o trânsito entre criança e moça. Não dava para entender direito o que aquela entrega erótica implicava, mas era claro que havia um poder no feminino (ainda que cruel e difícil de alcançar).

2. Jem

Eu tinha uma amiga com quem compartilhar a fantasia de ser uma artista. A Jem era um ponto de partida da mulher autônoma, com atitude. Não me lembro direito do desenho, talvez ela não tivesse assim tanta agência, mas minha lembrança era de alguém cheia de glamoursh que cantava, dançava e ainda resolvia situações cabeludas.

3. Sarah Connor

Desconsiderando seu lado mariano (é a mãe do salvador e tal), é a heroína perfeita. Eu tinha 14 anos quando me apaixonei por essa personagem (que é muito melh0r explorada no segundo filme, esse mesmo, de 91). Mulher forte, sem maiores preocupações com a estética, atlética, energética e, principalmente, dona de si.

4.  Siouxie Sioux

No começo da adolescência, a beleza e o mistério dessa linda vocalista me arrebatava. Arrebata ainda, mas agora conheço bem o som e tal. Fascinava a postura independente, o tom soturno do som, sua beleza exótica, que posteriormente me levaria a buscar a estética oriental.

A continuar…

8 comentários sobre “As mulheres da minha vida

  1. Nossa..eu leio seu blog anonimamente aqui quietinha rs mas hoje vou comentar! Nunca tinha pensado nisso…nas mulheres que me formam!
    E quando você citou a Siouxsie tive que comentar! Eu também a idolatro..Eu sempre quis sr ela..nunca imitei né..é um sonho impossível!
    Parabéns pelo post!

Deixe um comentário

