Tutorial: como editar músicas

Um showzim pela frente e a organizadora determina: “tem que ter, estouraaaando, 4 minutos”. E você ama aquela música de oito minutos. Coitada. Bom, é difícil reduzir uma música de 8 minutos para 4, mas dá de boa para eliminar alguns minutos sem traumas permanentes para a platéia.

Editar músicas é tão simples, mas pode ser bem hermético para quem não está acostumada a fuçar programas. Vamos então ao super serviço de utilidade pública deste pobre e moribundo bloguinho. No primeiro post, vamos ensinar a simplesmente cortar partes da música.

1. Baixe o programa.

Eu uso o Audacity, que você pode baixar aqui. Esse programa é fácil de usar e gratuito. Ou seja, tudo de bom.

2. Instale o programa.

Coloque no “Arquivos de Programas e habilite a caixinha que permite que ele faça um ícone no desktop.

3. “Importe” a música

Pronto. Programinha bonitinho e bonzinho instaladinho, bora selecionar a música. O arquivo precisa estar com a extensão .mp3, senão não funciona. Se a música da sua vida está com outra extensão, baixe um programinha pra converter arquivos.

Com o arquivo preparado, abra o Audacity e clique em arquivo>importar>audio, como na imagem acima (clique sobre ela para vê-la ampliada). Sua música será carregada no programa. Neste exemplo, uso a música Mashaal, do cd Jalilah’s Raks Sharki. Essa é a imagem que você deverá ver:

2. Ouça e selecione o trecho a ser eliminado

No segundo botão à esquerda (com a típica setinha de “play”) você ativa a reprodução da faixa. Você provavelmente ouviu a música antes e sabe o trecho a ser cortado, mas é sempre bom ouvir novamente para se certificar do ponto de corte.

Para selecionar, clique e arraste o mouse por toda a extensão do trecho a ser eliminado. O resultado será uma sombra sobre a faixa, com uma seta contínua na régua superior:

Para fixar a seleção, no entanto, é preciso ajustar a setinha por toda a área a ser cortada:

3. Corte o trecho selecionado.

Trecho selecionado certinho, basta cortar com a ferramenta de tesoura, no menu superior, à direita da tela:

4. Faça os ajustes necessários

Você agora deve ouvir novamente o arquivo e ver se o corte foi bom ou se foi tosco. Rolando a segunda situação, clique na setinha “desfazer” (1), que fica no mesmo menu, ainda mais à direita da tela e amplie a figura da onda sonora (2):

Observe onde você iniciou o corte (3) , se está em uma área livre ou se está no meio de um som qualquer. O ideal é que você faça como na seleção, escolhendo um momento de silêncio da música, senão seu corte pode ser muito bronco.

Para seguir com a edição, conte com a ferramenta do menu que fica na parte inferior da tela (4). Ouvindo a música com cuidado você poderá determinar o momento de início da seleção de modo bastante acurado.

5. Salve a música em seu computador

Se você está satisfeita com o resultado, clique em “arquivo>exportar seleção como” e salve na pasta que preferir. Se ficou cansada e prefere terminar o trabalho no dia seguinte, vá em “arquivo>salvar projeto como” e você retoma de onde parou.

Bom, esse foi apenas o primeiro tutorial. Tomara que eu me anime a fazer outros. Acabei ficando boa mesmo nesse negócio de editar música árabe. Torço para que ajude vocês.

Para vocês verem como a edição pode ser uma boa, aí vai um bom exemplo:

El Hob Kolloh – versão original (Amani)

El Hob Kolloh – editada por mim

Beijos!

Anúncios

17 comentários sobre “Tutorial: como editar músicas

  1. Baby, eu uso o mesmo programa. A única coisa que ainda não descobrir é como, por exemplo, abaixar o volume da música ou mixar uma parte com outra. Só sei fazer esse basicão aí. E achei bacana vc ensinar isso aqui. Tutoriais são tudo de bom! Beijocas.

  2. Bóra indicar isso pras alunas..rs.. Lory, para mixar uma musica com outra vc copia, abre outro arquivo e cola…faz o mesmo com a outra musica e num terceiro arquivo cola ambas as partes..ou todas..e utiliza o recurso ‘Efeitos’ para arrumar..dá pra por eco, diminuir, aumentar, coisa boa mexer nisso! quem precisar de um help me escreve tbm wque ajudo!adoro!
    🙂

  3. Tem programas que não mixam. O melhor pra fazer coisas mais audaciosas, que levam um bom tempo até aprender mesmo é o Wave Lab.

  4. Lory, fiz o tutorial para o básico mais básico. Há programas mais poderosos, como o Nuendo, mas como não preciso dele – não tenho maiores ambições além de cortar e colocar fade out – não pensei em colocar maiores informações

  5. olá, muito boa as dicas. Eu queria saber se alguém sabe me ensinar como posso baixar o som da música em determinado ponto, por exemplo: Tem uma música que quando chega no seu fim eu quero ir baixando o volume dela aos poucos, como faço isso? muito obrigado desde já!!

  6. Eu não to conseguindo cortar 😥
    eu clico na tesoura e não acontece nada ¬¬’
    será que é pq a parte que eu quero cortar tá na frente?oO
    pq eu já verifiquei é o arquivo é mp3 msm.
    Help!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s