Em andamento

Pois é. Nenhuma resposta.

E concordo com o Roberto. Se fosse um fanzine, eu não faria todo esse barulho, apenas daria uma chiada informal com a responsável pelo impresso. Mas não se trata de fanzine: o jornal “Oriente” – antigo “oriente, encanto e magia” é um catálogo publicitário. Ou seja: AS PESSOAS GANHAM DINHEIRO COM ELE. Isso é o que mais me indignou.

Não faço pesquisa para engordar orçamento alheio. Simples assim.

Estou realmente de cara com esse acontecimento.

P.S.: para ficar mais claro:

O post original tá aqui: https://yallah.wordpress.com/2008/07/17/o-popular/

Para quem tem preguiça de ler, oriento: o plágio literal (porque nem estou falando de paráfrase mal-feita) refere-se diretamente aos últimos parágrafos do meu texto. Destaquei os alvos do plágio em meu texto:

plagio-meu-blog

O plágio da Hayat el Helwa (Sra. Silvana), destacado por mim, é esse aqui:

Clique para ampliar.

plagio-11
E também aqui:

plagio-22

15 comentários sobre “Em andamento

  1. Juli,
    minha advogada está providenciando o contato direto. Acho difícil não terem recebido o e-mail. As mensagens não retornaram na caixa postal. Usei os endereços providenciados no site que disponibiliza o download da revista.

  2. roberta, isso é caso de processo. me ligue, tenho ótimos contatos que lidam com propriedade intelectual exclusivamente.
    não acho que a retirada do texto seja o suficiente.
    outra – se esta pessoa não tem credenciais jornalísticas, ela assina numa revista com quais credenciais? isso também dá processo na justiça do trabalho.

  3. Cacetada, tô indignada. Isso é crime e falta de vergonha na cara. Que profissionais são essas??? Nada me deixa mais revoltada do que plágio, talvez por já ter lidado diretamente com isso e ter visto pessoas ganhando prêmios e honrarias às custas do suor alheio. Estou de “luto” em solidariedade ao seu blog. Depois de um vexame desses, as ladras deveriam cavar um buraco na terra e nunca mais tirar a cabeça (provavelmente oca e sem massa cinzenta) de lá. Fariam um favor à humanidade.
    beijos.

  4. Seu caso me lembrou o da minha primeira professora… foi convidada para uma entrevista para falar da dança na Marie Claire. Comentou com as alunas. Foi lá. Quando a revista saiu… Todas as respostas dela estavam lá. Mas a foto e o nome da entrevistada eram outros. Uma bem mais magrinha…
    Mas no caso dela, não tinha como provar. No seu caso, Ro, deixa barato messs não. Infelizmente, eu já imaginava que dessas pessoas viessem coisas assim, a julgar pelo comportamento de muitas de suas pupilas. Eu já tive aula “invadida” por profissional formada por essas senhoras, pra ter que ficar parando a aula para responder à interrogatório. Não que necessariamente isso é culpa da professora mas… também pode ser.

    Cara, que absurdo!!!

  5. E um absurdo!
    E tem mais , a professora mencionada ( Hayat El Helwa) irá ministrar um workshop no Mercado Persa, sobre o mesmo tema abordado, será que esta pessoa que plagiou, ela tem capacidade de falar sobre um assunto pesquisado por outra pessoa? eu duvido muito!.
    Se fosse ela (s) procuraria um advogado,rs!
    Abraços
    Torço que isto seja revolvido o mais breve possivel.

    Falar, não sei. Mas nada impede de dançar.

  6. Olha… eu já sofri o mesmo desgosto sabe!
    Há mais de 10 anos atrás, vi textos meus, e meu site sobre dança oriental inteirinho copiado em revistas de banca de jornal…
    Na época eu não tive a coragem q vc tem!
    Fui bastante covarde por acreditar que eu nada poderia fazer.
    Hj o tempo passou…
    Isso é honra e eu admiro pessoas honradas.
    Eu admiro você.
    Luciaurea.

    Puxa vida, Luciaurea. Que péssimo! Ainda que o tempo tenha passado, é importante falar sobre isso. Na época das revistinhas de banca não tínhamos a rede de debates virtual que temos hoje e o mercado era mesmo restrito. A questão é atual e talvez seja uma boa idéia que você fale sobre isso, sobre como se sentiu. Que tal um post?

  7. Inacreditável que esse tipo de coisa aconteça! Por que não vão ler um livro? Hoje se aprende a dar referências bibliográficas até no ensino fundamental, inclusive as de origem net. Essas pessoas supostamente tem curso universitário. Nunca ouviram falar em aspas e citar a fonte? Sinto vergonha pela pessoa. É até melhor acreditar que seja sacanagem do que mera ignorância. Cruzes!

  8. Eu, hein? Depois que eu falo que a referida senhora, que se auto-intitula Mestra, é meio suspeita, ainda me atiram pedras.
    Você se lembra de quando a
    ‘Mestra” ganhou o prêmio Iamed (acho que foi em 2001) e disse para os quatro ventos que o prêmio foi de melhor bailarina? O bafon da época foi que o prêmio era simplesmente pela divulgação da dança do ventre no Brasil pela rede de não sei quantas unidades que ela tinha então. Essa conversa rende…
    Parabéns pelo site!

  9. Oi Roberta! Primeiramente saudades de vc.
    Não conhecia seu blog e fuçando pelo mundo virtual ao qual não tenho TANTA intimidade(rs) o achei, o blog.
    Gente, e essa estória toda de plágio aquí hein? Fogo…
    Isso acontece mais do o normal(na verdade até já tem se tornado normal). Não preciso nem dizer o que penso a respeito…sou jornalista e sei o peso disso. Acho que conhecimento é algo que não se compra, mas se pode dividir.
    O que faz uma pessoa pegar o texto pronto de outra? Será que traz orgulho fingir aos outros que escreveu algo do qual se gosta??? É…creia-me parece vergonhoso e consigo sentir vergonha pelas “autoras” do crime(porque afinal sabemos que plágio é crime). Enfim, não vou me prolongar, porém deixo registrado meu contragosto pela atitude e o espanto(que infelizmente não me causa). Um beijo grande e até breve.

  10. Roberta, postei um artigo sobre o o q aconteceu comigo, sobre esse roubo de direitos autorais, não sei se vc vai concordar, mas adotei uma postura.
    Está no meu blog, dá uma olhada… sei lá, cresci!
    Depois de tanto tempo…
    Bjs,
    Luciaurea.

Deixe um comentário

